mas mesmo no português sou assim, se alguém diz “boa noite.” Já penso pronto o que eu fiz 😭😭😭
2026-03-02 20:35:01
176
Sabrina :
Essa coisa da pontuação, é o mesmo no Brasil, principalmente na população jovem. Tenho no meu grupo uma amiga que pontuava certinho todas as mensagens e a gente achou que ela estava sendo incisiva. Mas não ela só estava escrevendo corretamente kkkkkkk
2026-03-02 19:42:08
283
Yasmin Luisa Krug :
Meu chefe na Islândia tbm me chamou atenção pra agilidade. Ele dissse que: É melhor responder rápido do que “perder tempo” pontuando e escrevendo de forma muito polida 😂
2026-03-03 17:59:01
128
Bia Riedel :
Moro na França há pouco mais de um ano e essa semana uma amiga francesa falou assim “pq vc sempre usa exclamação? Parece que vc ta irritada” kkkk pra mim era exatamente o contrário, pq em pt eu sempre uso “!”. Pra, mim deixa mais animado e leve. Agora vendo seu video, fez total sentido! (aí a exclamação 😅)
2026-03-03 13:43:01
32
Giovanna :
Passada, não sabia. Uma coisa que eu demorei pra perceber por estudar sozinha também é que o correto é colocar espaço antes de algumas pontuações, tipo: Bonjour ! Pourquoi ? Meu namorado escreve assim e por muito tempo eu achei que era só a maneira dele 😂
2026-03-02 20:45:15
63
Crentinha :
Gnt mas no português esse lance da pontuação em mensagens é igual
2026-03-03 09:48:35
48
Mariliammm :
Chocadaaaaaaaa 😂 acho tão elegante usar pontuação
2026-03-03 18:27:35
41
marecujas :
trabalhei sempre em multinacionais, e realmente, ninguém usa pontuação em frases curtas e mensagens no geral (a não ser vírgula)
2026-03-02 19:59:40
45
LuliA2468 :
Como assim pontuação é grosseria? 😳 Cada cultura com suas coisinhas, realmente… 😆
2026-03-03 23:39:10
29
anarainha :
A acentuação dá ênfase ao que vc escreve
2026-03-03 00:59:16
33
🇵🇹𝙼 𝚊 𝚛 𝚝 𝚞 𝚡 𝚊 :
20 anos em França e ainda não consigo perceber a "linguagem" deles. Tenho o mesmo problema sou uma pessoa "seca" "grossa" "autoritária" na maneira que escrevo. É complicado entender o código linguístico deles
2026-03-06 21:08:40
8
CarolYoshida :
Faz 20 anos que moro na França e as vezes me pergunto se moro no mesmo pais 😂, porque tem coisas que nunca ouvi falar, essa do ponto adiciona na lista.
2026-03-04 13:06:51
11
Iv :
Por favor, sempre poste essas pequenas diferenças.
2026-03-02 20:03:38
25
Flower🌼 :
Não
Não.
gente tem diferença
2026-03-03 19:20:38
20
Martina :
Eu não fazia ideia que no francês também tinha isso de jeitos de falar. No coreano é por idade por exemplo, existe o educado, o polido e o formal
2026-03-02 19:16:53
24
Franciele :
socorro, moro na França, não sabia disso de pontuação, povo deve me achar grossa também 🤣
2026-03-04 18:42:39
5
galcool_ :
Eu super apoio um quadro contando essas diferença culturais e palavras. Estou no A2 de francês e amo demais o país. Ficaria muito feliz com essas questões compartilhadas. O vídeo ficou ótimo!
2026-03-04 21:12:16
5
Ana🍹 :
que tristeza kkkk pq o mundo não pode ser mais simples 💔
2026-03-03 14:40:40
5
Adriana Lundberg :
Nossa! Pra mim seria MUITO difícil isso. Eu sou assim até com minha mãe. Simplesmente não consigo escrever sem as pontuações.
2026-03-03 00:13:12
8
jessicamaisaa :
Eu escrevendo no WhatsApp com meus superiores franceses , merci !
2026-03-02 21:30:00
18
Cristine Tedesco :
mas aqui no Brasil também é assim! Acho muito rude alguém usar ponto
2026-03-24 13:19:19
3
Tchay Avila :
Eu já passei por situações assim em diferentes contextos e te entendo totalmente
2026-05-01 12:38:46
1
nanda_fnd :
que curiosidade interessante! obrigada por compartilhar aqui
2026-03-05 05:15:25
3
Ilana Guedes :
omg 😅😂
2026-03-04 15:32:56
1
Bellynhamelo :
Gente, aqui no Brasil falo em caixa alta pq é mais fácil que colocar letras maiusculas e minúsculas. Aí td mundo acha q estou gritando. kkk
2026-03-03 19:21:16
3
To see more videos from user @liviamelina, please go to the Tikwm
homepage.