@draanabeatriz11: O ser humano nasce bom ou a maldade é biológica? 🤔 Estudos científicos comprovam que a tendência à bondade já vem "de fábrica" no ser humano. Um exemplo fascinante é o comportamento de um bebê de oito meses: sem qualquer educação formal, ele já demonstra sinais claros de empatia ao reconhecer a dor de outra criança em uma pracinha. Essa reação instintiva sugere que a nossa programação natural é voltada para o bem e para o convívio em grupo. No entanto, a ciência também revela uma exceção importante na neurobiologia. Cerca de 3% a 4% da população nasce com o sistema de empatia desconectado, o que caracteriza os diferentes graus de psicopatia. Nesses casos, o indivíduo já nasce sem a capacidade biológica de sentir o que o outro sente. Entender que certas condutas podem ser uma falha de conexão cerebral muda completamente a forma como analisamos o comportamento humano e a psicologia. Você acredita que a empatia pode ser estimulada ou é algo estritamente genético? Comenta aqui sua opinião! 👇