exys_maria :
Você tem razão. Eu acabei alterando algumas partes do sentido original e repeti uma frase que, no seu texto, tinha outro significado. Também retirei os travessões como você pediu.
Eu acho que as minorias, como a classe pobre que nós somos, têm que entender que, sim, você vive uma realidade, mas outra pessoa vive outra realidade. Existe uma coisa que é o desespero. Muitas pessoas roubam por desespero e outras não.
Essa fala torna todas as pessoas que passam por fome e necessidade todos os dias invalidadas, porque não, nós não temos as mesmas 24 horas. Muitos falam que nós temos as mesmas 24 horas, mas nós não temos as mesmas 24 horas. Vamos parar um pouco para pensar.
Nós já somos inferiorizados por sermos pobres. Nós não temos uma boa qualidade de ensino público, nós não temos uma boa qualidade hospitalar pública. Então, essa falta de qualidade, tanto no ensino quanto na saúde, já é ruim. Agora você imagina quem vive pior que você.
Eu não estou dizendo que todo mundo que rouba é porque está precisando ou porque não teve oportunidade na vida, mas, em sua grande maioria, sim. Grande parte da população não teve a oportunidade que muitos tiveram de estudar, de ter comida na mesa todos os dias, de poder acordar meio-dia em um dia de semana. Muitos não têm essa oportunidade.
E a maior parte do povo desse comentário deveria entender isso. Quando você está com fome, quando você vê seu filho precisando de comida, quando você vê sua mãe doente, morrendo, e você não tem dinheiro para comprar um remédio, o desespero bate. E o desespero sobrepõe qualquer pensamento crítico.
"Ai, meu Deus, essa pessoa não tentou fazer isso primeiro?" Amigo, a gente nunca sabe da história do outro sem o outro falar.
Eu acho que, sim, é muito fácil julgar. Até porque eu já tive esse pensamento, como muitas pessoas têm. "Ah, não, fulano roubou porque precisava, mas eu trabalho porque preciso." Então a gente vê que você teve a oportunidade de conseguir um emprego, você teve a oportunidade de estudar. Essa outra pessoa não teve.
Nós temos que ver a realidade do Brasil em que vivemos. Se você acha que já é pobre, vá para a rua, onde você vai ver pessoas viciadas, +++
2026-06-10 11:13:34