@_francys_: Comenta aqui qual exame ou tema você quer aprender no próximo vídeo 👇 Como interpretar o PERFIL DE FERRO. O perfil de ferro precisa ser interpretado em conjunto: 1. Ferro sérico Mostra o ferro que está circulando no plasma no momento da coleta. Ele não representa o estoque total de ferro do corpo. Pode estar baixo tanto na anemia ferropriva quanto na anemia da doença crônica, por isso isoladamente é um marcador limitado. Também varia com horário da coleta, alimentação e suplementação. 2. Ferritina É o principal marcador dos estoques corporais de ferro. Ferritina baixa sugere deficiência absoluta de ferro. Em geral, ferritina abaixo de 30 ng/mL é muito sugestiva de estoques esgotados. Mas cuidado: ferritina também é reagente de fase aguda. Ela pode subir em inflamação, infecção, obesidade, síndrome metabólica e neoplasias. Por isso, ferritina alta não significa automaticamente excesso de ferro. 3. CTLF A CTLF representa a capacidade de ligação do ferro, ou seja, indiretamente a quantidade de transferrina disponível para transportar ferro. Pensa na transferrina como “caminhões” carregando ferro. Quando falta ferro, o corpo aumenta a produção de transferrina para tentar captar mais ferro. Por isso, na anemia ferropriva, a CTLF tende a subir. Na inflamação ou sobrecarga de ferro, a CTLF tende a ficar normal ou baixa. 4. IST O IST é o índice de saturação da transferrina. Ele mostra qual porcentagem da transferrina está ocupada por ferro. IST baixo indica pouca disponibilidade de ferro para a medula óssea. IST abaixo de 15% sugere privação importante de ferro. IST alto, acima de 45–50%, levanta suspeita de sobrecarga férrica, como hemocromatose. Agora juntando tudo: Na anemia ferropriva, o problema é falta real de ferro. O padrão costuma ser: * ferro sérico baixo * ferritina baixa * CTLF alta * IST baixo Ou seja: o estoque está vazio. Já na anemia da doença crônica, o ferro pode até existir, mas fica sequestrado por efeito da inflamação e da hepcidina. O padrão costuma ser: * ferro sérico baixo * ferritina normal ou alta * CTLF normal ou baixa * IST normal ou baixo Ou seja: o ferro está preso, não necessariamente ausente. Resumo prático: Ferro sérico = ferro circulando agora Ferritina = estoque CTLF = quantidade de transportadores IST = porcentagem dos transportadores ocupados Salva esse vídeo para revisar quando bater dúvida. #medicina #faculdadedemedicina #hemograma #anemia #residenciamedica

Francys de Luca | Médico
Francys de Luca | Médico
Open In TikTok:
Region: BR
Monday 15 June 2026 21:59:38 GMT
6739
885
15
87

Music

Download

Comments

vgscruz99
Vinicius Cruz :
Explicação impecável!! Hemato sempre sendo uma das mais complicadas da clínica
2026-06-17 02:41:18
7
camilafdonath
Camila Franzner Donath :
Doutor, posso receber esse material que vc está mostrando?
2026-06-16 02:28:21
2
evymoreno_
Evelyn Moreno :
Qual Ap vc usa pra fazer o material?
2026-06-17 14:26:38
1
yasminleite_lf
yasminleite_lf :
Você pode liberar esse material?
2026-06-16 12:07:43
3
laragbz
Lari ⓟ :
Jesus amado minha ferretina deu 4,6 🫠
2026-06-15 22:05:01
0
licaa0814
licaa :
Queria muito aprender , mas é difícil neh , mas não impossível ☺️
2026-06-25 01:34:41
0
michelgoes39
Goes :
Gostei desse resumo 👏👏
2026-06-22 02:47:24
0
luanaamamura
Luana Amamura :
Perfeito!!!!
2026-06-16 05:05:00
0
craudia22
Ana :
mas a transferrina alta e ferretina 23
2026-06-17 14:42:09
0
sandra_melooo
sandra_melooo :
importante de mais 😃 obrigadaaa
2026-06-18 13:59:26
0
ayrisondemelo
ayrisondemelo :
👏🏻👏🏻
2026-06-16 01:48:19
0
To see more videos from user @_francys_, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About