@inspiirei: A presença de uma mãe e de um pai na vida de um filho pode exercer papéis diferentes e complementares no desenvolvimento emocional. Cada figura contribui de uma forma única para a construção da identidade, da segurança e da forma como a criança aprende a se relacionar com o mundo. No entanto, a ausência de um desses referenciais não significa que alguém está condenado ao fracasso ou incapaz de viver uma vida saudável e feliz. Significa apenas que alguns desafios podem exigir mais adaptação ao longo da caminhada. Podemos comparar isso a uma peça importante de um mecanismo. Quando tudo está presente, as funções acontecem com mais facilidade. Quando algo falta, a vida continua, mas é necessário encontrar novas formas de compensar essa ausência. Muitas pessoas cresceram sem uma das figuras parentais e desenvolveram força, resiliência e maturidade extraordinárias. Isso acontece porque o ser humano possui uma incrível capacidade de se adaptar, aprender e reconstruir caminhos mesmo diante das dificuldades. O mais importante é compreender que as ausências não precisam definir o nosso destino. Elas podem deixar marcas, trazer desafios e exigir mais esforço em algumas áreas da vida, mas não determinam quem seremos. Com apoio, autoconhecimento, amor e boas referências ao longo da jornada, é possível superar limitações e construir uma história rica em significado. Afinal, não é apenas aquilo que nos faltou que molda nossa vida, mas principalmente a forma como escolhemos seguir em frente. #DesenvolvimentoHumano #SaúdeEmocional #Reflexão
inspiirei
Region: BR
Thursday 18 June 2026 17:12:05 GMT
Music
Download
Comments
Valdênia Amorim :
Cresci sem a figura parterna... Realmente é uma lacuna grande...um vazio que nunca e nem ninguém preenche.
2026-06-19 01:47:44
13
Jennifer Leandro :
verdade
2026-06-19 00:59:03
1
lucivania573 :
essa mulher é sábia demais
2026-06-19 03:38:58
2
user21420246028494 :
vdd
2026-06-19 01:22:52
1
Vivian Bridi De Faria :
Amo minha filha incondicionslmente!
2026-06-19 00:02:59
2
terezinhaalves9654 :
com certeza Dr Andreia Vermont é a mais pura verdade!!
2026-06-19 02:09:32
1
Rene Guimaraes882 :
o pai dos meus filhos faleceu 😞
2026-06-21 18:31:24
0
Cristina Couto :
Verdd
2026-06-19 17:39:55
0
Eliane Silva :
eu cresci sem os dois tive uma infância orrivel fui criada por outras pessoas que não mim deram carinho amor e nem atenção dentro de mim tem um buraco que nunca vai fecha infelizmente.
2026-06-21 14:08:39
0
joicevenancio863 :
gratidão
2026-06-20 16:31:12
0
Monny :
COM CERTEZA 👏
2026-06-20 14:44:42
0
user9352126376034 :
vd
2026-06-19 10:37:45
0
Nairan Ferreira :
Verdade 🥹
2026-06-19 11:55:06
0
Alexandrina Nascimen :
CRECI sem pai ele faleceu fui criada por uma grande guerreira eu fui mãe e pai companheiro era ausente era o casado solteiro criei dois filhos homens maravilhosos amigos companheiros presentes quer mim falar que tem muito orgulho de mim pela mãe quer sou e estou sempre orientando somos o quer escolhemos ser porque Deus nus deu sabedoria pra entender o que é bom o que é ruim e nós escolhemos o que queremos ser mas nunca estaremos livres do que ó outro vai nus causar
2026-06-19 08:41:04
0
GLÓRIAS À DEUS 👏 :
Desculpem-me, mas essa teoria é válida para quando a figura faltante, seja a paterna ou materna, funcionem com suas verdadeiras funções,com ajuste e equilíbrio necessários.o assunto é muito complexo
2026-06-20 22:58:17
0
Luciana Silva :
verdade mesmo
2026-06-19 00:52:08
1
user1462325000021 :
e a minha filha que viveu com um pai bipolar . hoje tem ansiedade
2026-06-18 20:58:39
2
Bora Viver :
Bora Viver porque a morte é certa
2026-06-19 13:54:14
1
Mara 🥰 :
minha mãe ficou viúva, e fez os dois paipéis não foi fácil mais vendemos ☺️
2026-06-19 06:22:27
0
Joyce Santos 🩷 :
meus pais destruíram minha vida emocional, e meu marido a das nossas filhas 🥹
2026-06-19 00:04:11
1
Dina :
meu Deus fiz de tudo pra cria meus filhos mais meu filho fala q o pai dele fez muita falta q muita coisa fez pois não tinha um pai ele sofre o pai dele faleceu ele so tinha 9 anos ele é bom filho mais eu acho q prendi ele demais eu tinha medo de perder
2026-06-19 02:07:30
1
Cristiane Monteiro cibulski :
❤️❤️❤️
2026-06-18 21:02:47
1
rochazzfhx4 :
👍👍👍
2026-06-19 12:10:53
0
Monica Fatima :
🥰🥰🥰
2026-06-20 11:30:19
0
rochazzfhx4 :
🙏🙏🙏
2026-06-19 12:10:56
0
To see more videos from user @inspiirei, please go to the Tikwm
homepage.