@lucasmariani_violao: O uso do capotaste divide opiniões. Alguns dizem que quem toca violão de verdade não usa capotraste, outros defendem seu uso.. Particularmente sempre que eu posso tocar sem capotraste, eu prefiro. Mas não tenho problema nenhum com seu uso. Como citei no vídeo, alguns dos usos do capotaste são: trocar o tom de uma música; também vemos muito seu uso em bandas que tem mais de um violão, muitas vezes utilizam capotraste para tirar um timbre diferente de um dos violões.. Mas o que eu vejo pouca gente falar é que dá pra usá-lo para baixar as cordas do seu violão, e até para ajudar você a treinar suas pestanas, ou reduzir um pouco a dor dos seus dedos quando você tá começando! Comenta aqui: você gosta? Você usa?