@jessikamartinsalt: Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP analisaram 74 produtos, pães, biscoitos e farinhas de trigo, em busca de compostos chamados hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, os HPAs. O resultado: 81% dos biscoitos e 41% dos pães testados tinham níveis acima do limite considerado seguro internacionalmente. O pão branco foi o alimento que mais contribuiu para a exposição total, justamente por ser consumido todo dia. Esses compostos se formam quando matéria orgânica passa por altas temperaturas no processo industrial. Um deles, o benzo-a-pireno, é classificado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer no mesmo grupo de risco do cigarro, o Grupo 1, carcinogênico comprovado para humanos. Isso não significa que comer pão é igual a fumar. Significa que o composto encontrado nesse estudo pertence à mesma categoria de evidência científica. A dose e a frequência de exposição são diferentes. O que o estudo aponta é o acúmulo ao longo da vida em quem consome esses produtos todo dia. A própria pesquisadora explica: pequenas quantidades se somam todos os dias, a vida inteira. E detalhe: o Brasil não tem legislação para controlar esses compostos em pães e biscoitos. Os pesquisadores usaram o limite da União Europeia como referência porque o nosso simplesmente não existe. 📌 Fontes: Guizellini et al. Food Research International, 2024. Faculdade de Saúde Pública, USP IARC Monographs, Volume 100F, benzo(a)pireno, Grupo 1 Metrópoles, 04/04/2026

jessikamartinsalt
jessikamartinsalt
Open In TikTok:
Region: BR
Saturday 20 June 2026 16:41:29 GMT
25547
1200
82
339

Music

Download

Comments

rei_docashout_
Reidocash :
Me fala alguma coisa q não da câncer ??
2026-06-21 09:26:45
7
andrepedroso682
andrepedroso682 :
água pode ?
2026-06-21 15:47:31
4
laiszxs
Laís Queiroz :
Pão de sal? Ou pão industrializado?
2026-06-20 21:58:44
2
manoelfrancisco1683
Manoel Francisco :
e porquê o estado ,deixa os alimentos chegar com essas substâncias maligna..no mercado?
2026-06-21 02:22:06
5
wendel.bach.rocha
wendel bach rocha wendel :
A USP não tem moral nenhuma.
2026-06-21 12:33:28
2
jessypinckmann99
Allan :
Comia 5 pães por dia, parei tem uns meses, assim que descobri que o excesso de glúten estava prejudicando minhas articulações. Até isso ser descoberto, foi 1 ano de muita dor na lombar. Agora, sabendo disso, não quero comer mais nao!
2026-06-21 02:32:56
1
bbzinho2024
bonzinho2023 :
O ovo continua sendo o alimento mais seguro.
2026-06-21 13:42:12
2
advogadocrimessexuais
Advogado Criminal Especialista :
USP.. ENTAO VAMOS COMER
2026-06-21 21:25:54
0
deise4997
Deise :
tudo hoje tem muito mais química
2026-06-21 21:40:18
1
deluccajunior
De Lucca Junior :
E meu pai com 79 anos comendo pão todo dia 😂😂😂😂😂 ah vai dormir
2026-06-21 21:04:16
0
ednaldaribeirodas
Ednalda Ribeiro Da Silva Siqueira :
como meu pão com ovos todos os dias 😋😋😋😋😋
2026-06-21 13:00:04
1
pri._1304
PRI _ :
por isso vc que reset do 🍞
2026-06-20 23:22:39
2
andrecarvalho12111981
Andre de Carvalho :
Reset
2026-06-20 17:09:37
2
reinaldom526
Rei :
Pão francês de padaria é mais saudável
2026-06-22 18:21:53
0
len7oon
leno7 :
Carne feita a alta temperatura também tem policarbonato aromáticos.
2026-06-21 03:07:39
1
regis..2025
Regis 2025 :
Gente o que está ruim nao vamos piorar, o trigo não é mais trigo, e grande parte dos alimentos que passam pela indústria são nocivos a saúde pela carga de conservantes e químico. Descasque mais e desembale menos. Prefiro prevenir!!
2026-06-22 12:48:49
0
carequinha153
Careca✅ :
Seus vídeo passa dias pra entregar pra mim e olha que eu curto e comento sempre ensinamento feliz
2026-06-22 12:41:36
0
nolrampereira1
Mundo TI, Tech&Cia e Shopee! :
E depois de décadas, agora vem à tona!
2026-06-21 02:06:01
0
diegogalvaobr
DiegoGalvaoBr :
Eu como pão todo santo dia. Jesus do céu 😳😳😳
2026-06-22 02:11:05
0
diegovinicius76
Diego costureiro :
Aff
2026-06-22 23:04:16
0
andre.pereira.cru
Andre Pereira Cruz :
parece mentira. que triste realidade estamos vivendo
2026-06-22 14:00:41
0
andre.fe86
André :
Obrigado
2026-06-22 21:28:27
0
andre.pereira.cru
Andre Pereira Cruz :
pai caseiro e saudável?
2026-06-22 14:01:40
0
dr.alx1
Dr. B :
eu aqui mastigando o pão enquanto assisto o vídeo
2026-06-22 02:55:03
0
ronaldodasilva901
ronaldodasilva901 :
Que mulher linda 🥰🥰
2026-06-21 07:52:40
0
To see more videos from user @jessikamartinsalt, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About