Ricardo Noguchi :
No trânsito, no mercado, na fila ou no dia a dia, parece que muita gente enxerga tudo como disputa. Ninguém quer esperar, ninguém quer dar passagem, ninguém quer perder “um segundo”, mesmo que isso custe educação, respeito e empatia. O mais curioso é que, quando a situação se inverte, quem não costuma respeitar a vez do outro ainda se sente no direito de buzinar, reclamar e xingar.
No fim, o problema nem é só o carrinho de compras ou o trânsito é a falta de consciência coletiva. Falta entender que viver em sociedade exige algo básico: bom senso, respeito e a capacidade de perceber que o outro também está cansado, com pressa, com problemas e tentando seguir o dia.
2026-06-21 18:43:17