@janainabastosadvocacia: Funcionário que tira o intervalo, mas não marca o ponto, entra na Justiça e a empresa perde. Pode acontecer? Aconteceu. A regra é muito simples: o artigo 71 da CLT traz que, a partir de 6 horas trabalhadas, o funcionário tem direito a um intervalo mínimo de 1 hora de descanso. E a empresa precisa provar que o funcionário tirou esse intervalo. O meio de provar que o funcionário realizou o intervalo é o controle de jornada. Então, não adianta nada o funcionário sair, tirar o intervalo de descanso e não bater o ponto. Se ele entrar na Justiça, a empresa pode perder. Foi exatamente assim que aconteceu no processo que eu vou deixar o número na legenda, no TRT de São Paulo. O funcionário tirava o intervalo para almoço, mas não registrava. Ele colocou a empresa na Justiça. A empresa tentou alegar que, na prática, ele realmente fazia o intervalo, que isso acontecia no dia a dia. Só que ela não conseguiu provar, porque não tinha os espelhos de controle de ponto com a marcação do intervalo pelo funcionário. O resultado: a empresa foi condenada a pagar 30 minutos por dia de horas extras, com adicional de 50% sobre todo o período do contrato de trabalho, além dos reflexos em férias, 13º, FGTS e tudo que tem direito. “Mas meu funcionário não bate o ponto de jeito nenhum. Ele diz que esquece.” Pois é. Se ele esquece, depois coloca a empresa na Justiça e quem vai pagar o preço é a empresa. Então, o que fazer com o funcionário que esquece? Você pune. Dá advertência, dá suspensão, se ele continuar esquecendo. Porque, da mesma forma que é uma obrigação sua garantir o intervalo, também é obrigação dele registrar o ponto. E cabe à empresa fiscalizar essa marcação. Não dá para descobrir isso apenas no final do mês. Você precisa acompanhar gradativamente e aplicar as medidas conforme for acontecendo. Se você fizer isso, você educa o funcionário e ele para de cometer esse erro. Senão, depois você se arrisca na Justiça e aí é contar com a sorte. #AprendaNoTikTok

Janaina Bastos ⚖️ OAB/BA 21.82
Janaina Bastos ⚖️ OAB/BA 21.82
Open In TikTok:
Region: BR
Sunday 21 June 2026 20:30:20 GMT
228665
6548
215
1006

Music

Download

Comments

rodrigo.oliveira01
Rodrigo shop oficial✅️ :
e quando a empresa registra automaticamente no espelho de ponto?
2026-06-21 21:21:50
43
user659619853
HELENA MESSIAS BOLSONARO.. :
aqui agente bate o ponto mais volta para o setor..
2026-06-21 23:39:41
5
flvio.bt.teixeira
Flávio BT Teixeira :
e quando vc bate o ponto de intervalo e não tira?
2026-06-23 04:00:09
9
flvia631
Flávia :
onde eu trabalho so registra entrada e saída
2026-06-21 23:37:11
17
jeandillam
Jean Dillam :
Me ajuda nisso… essa regra da minha empresa está correta ? Eles não querem mais que eu marque no ponto meu horário de almoço
2026-06-22 02:40:22
4
josilenesantos29
josileneSantos :
e pra quem trabalha 8 horas corrido e só tira 15 minutos.
2026-06-21 20:35:03
2
thati...a.c
Thati Carvalho :
Trabalhei em uma empresa em que a gente almoçava rapidinho e logo em seguida íamos trabalhar, mas tínhamos que bater o ponto como se tivéssemos tirado uma hora de almoço.
2026-06-22 11:36:31
1
joao_carlos0902
João 🏳️‍🌈 :
Seu encarregado/gerente pode pedir para você interromper seu intervalo para ajudar atender no balcão?
2026-06-22 15:21:13
1
123luh29
luh :
e quem trabalha 8 horas e só tem 30 minutos de intervalo, tá certo??
2026-06-22 02:24:34
1
larianne93
larianne93 :
como assim até onde eu sei quem trabalha seis horas não tem direito a intervalo
2026-06-22 01:47:17
0
ronisantos84
Roni Santos :
assinei esse termo de não registra mais o ponto para o intervalo
2026-06-24 22:46:22
1
erikamileide1
Erika Mileide :
eu trabalho 6 horas por dia n tenho direito de almoço eu tenho 15 minutos so
2026-06-21 22:10:44
0
maryanne3.7
MARY ANNE Martins ♍ :
na empresa que eu trabalho o horário de almoço eles não deixa bater isso pode , minha chefe fala que o intervalo é automático
2026-06-21 21:04:56
1
ataron____
Maiko Ataron :
Eu trabalho 6 horas e tenho só 15 minutos de intervalo se conseguir tirar. Área da saúde 😕
2026-06-25 13:32:17
0
vanessa.viana51
Vanessa Viana :
e se tirar só 15 minutos é correto
2026-06-24 20:52:16
0
mdbruh_
Bruno Silva Siqueira :
uma fila desgraçada q é pra almoçar onde eu trabalho com mais de 3 mil funcionários. saio às 11 pra almoçar chego a fila já tá grande qnd vou pegar a bandeja pra por a comida já é 11:05 e qnd venho almoçar já é 11:10. ainda vem com essa sendo q perco meu intervalo pra ir almoçar e nem descanso direito
2026-06-24 21:01:18
0
fsc160
Flávia Macieira De S :
Eu trabalho e o ponto do intervalo não é batido. Só bato entrada e saída.😳
2026-06-24 21:07:36
0
geruzacore
@geruzacore8587 :
eu trabalho 12 por 36 e não tiro hora de almoço tenho direito?
2026-06-21 20:56:20
0
thiago.holanda2313
Thiago Holanda :
E no caso onde o funcionário é obrigado assinar o horário errado?
2026-06-25 16:22:19
0
leonardosilva4538
Oficial Offshore 💯%🙏🙌 :
Opa Bom saber disso...
2026-06-22 12:13:56
1
blacksizors
blacksizors :
Não faço pausa, mas a empresa diz que tenho que bater 4 marcações mesmo não fazendo o intervalo, se não bato as 4 marcações, descontam de 8h a 10h de banco por dia.
2026-06-25 06:35:38
0
user1919754371189
josimar nascimento conforto :
Onde eu trabalho nois não bate ponto do horário de almoço
2026-06-23 17:20:53
2
ivanmuneratto
IVAN ROBERTO :
Sou motorista de caminhão, a cada 6 horas tenho que fazer 1 hora, já a partir da segunda sexta hora, a empresa diz que é só 30 minutos, está certo?
2026-06-24 20:27:49
0
washingtonluis0120
washingtonluis0120 :
e quando a empresa não registra o ponto almoço? o registro é automático, como funciona?
2026-06-25 19:37:50
0
lucianopaiva615
luciano :
Boa noite,quem trabalha em hospital em área de laboratório de análise clínica tem direito a insalubridade?, independente da função?.
2026-06-21 21:17:25
1
To see more videos from user @janainabastosadvocacia, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About