@ugreen_br: A Terracap foi criada em 1972 para administrar o patrimônio fundiário do Distrito Federal e, diferente do que acontece na maioria das cidades brasileiras, em Brasília o Estado não regula o mercado imobiliário, ele é o proprietário da terra. Quando novas áreas são liberadas, o processo é via licitação, e quem compra são incorporadoras com capacidade financeira para disputar esses lotes. Resultando em uma cidade onde o acesso à terra urbanizada é restrito num lugar onde o terreno pertence ao próprio governo. O Setor Noroeste é o exemplo mais recente: apresentado como expansão moderna da cidade, seguiu o mesmo modelo de sempre. Infraestrutura pública, valorização privada.
UGREEN Consultoria e Educação
Region: BR
Wednesday 24 June 2026 12:00:25 GMT
Music
Download
Comments
Leonardo Oliveira :
Capitalismo que chama né?
2026-06-24 12:36:40
100
M :
quando eu tomei conhecimento disso nunca mais gostei dessa cidade
2026-06-24 14:49:09
25
guilhermedunga :
Fora que se deslocar em Brasília é péssimo, tudo muito longe e precisa de carro, mal tem espaço pra pedestres
2026-06-24 13:18:38
14
21🇵🇸 :
a história é tão revoltante que parece até ficção
2026-06-24 16:10:36
7
Nêssa :
Quando eu soube dessa informação há alguns anos, nunca mais enxerguei essa cidade com os mesmos olhos, sinto raiva.
2026-06-26 14:27:20
0
rafael :
poderia falar mais do assunto
2026-06-24 20:10:37
0
Gabriel Dantas :
https://vt.tiktok.com/ZSCNYwaou/
2026-06-24 14:20:31
0
Walissus :
a vila planalto, perto do palácio do Alvorada, também é fruto dessa Eugenia
2026-06-24 21:23:51
1
Sou Artista :
O próprio Lúcio Costa com o Niemeyer separou as quadras por hierarquia.
2026-06-25 21:01:07
1
baquesurdo :
Agora vai virar um problema dos movimentos sociais… 😞😞😞😞
2026-06-25 02:03:31
0
Rafael Jos Rodrigues :
Minha familia chegou do Maranhão em 1967 por causa das oportunidades de trabalho no setor publico. Moraram na Asa, Lago e Cruzeiro nas primeiras décadas, mas quando o governo nos anos 90 cedeu lotes no Riacho Fundo (próximo ao Núcleo Bandeirante), todos saíram do Plano.
2026-06-24 17:29:28
5
Nicolas :
Ótimo vídeo
2026-06-24 16:39:12
0
celina :
verdade 👏👏👏👏👏👏
2026-06-24 17:00:53
0
Professor Ioly :
Apesar de Bsb ser linda , o higienismo urbano criou um “apartheid geográfico” mas o tiro saiu pela culatra e cidades como Ceilândia e Gama hj tem personalidade própria ( mas o deslocamento sofrido com o péssimo transporte urbano até o centro, perdura).
2026-06-25 15:14:48
1
Kayc :
Fico p#to com isso. Brasília ? Cidade planejada, bonita, área verde, prédios monumentais e com arquitetos renomados. E não pensaram em planejar uma cidade para quem construiu tudo. Jogou pelos cantos, cada um por si, sem planejamento, sem estrutura mínima para começar 👍🏻
2026-06-24 21:10:11
0
Mask Artes :
nada vem de bom desse lugar
2026-06-24 15:44:49
0
BLEKKAUTH :
odeio essa cidade
2026-06-26 12:30:22
0
Motorhome ou Tiny House 🤔 :
VIDA REAL!
Quem vai fazer uma estrutura dessa
gastar o dinheiro desse
para pobre?
Eu mesmo sou da Satélite
2026-06-26 12:22:15
0
Almir Melo :
👏👏👏👏👏👏
2026-06-24 19:13:21
1
Gabriel Carneiro :
🥰🥰🥰
2026-06-24 16:56:24
0
user5286576555452 :
😳
2026-06-26 14:05:32
0
To see more videos from user @ugreen_br, please go to the Tikwm
homepage.