@eraumavezumpapai: Tem uma coisa que pouca gente percebe: muitos relacionamentos adultos não começam no primeiro encontro. Começam na infância. Porque a forma como uma criança aprende a enxergar a si mesma costuma se transformar na forma como ela aceita ser tratada pelos outros. Uma criança que aprende que precisa agradar para ser amada... pode crescer confundindo amor com aprovação. Uma criança que aprende que sentir é errado... pode crescer sem saber comunicar necessidades. Uma criança que aprende que precisa ser perfeita... pode passar a vida inteira acreditando que nunca é suficiente. E talvez seja por isso que educação emocional seja tão importante. Não porque vai impedir sofrimento. Mas porque ajuda a criança a reconhecer quando algo não está saudável. Ajuda a perceber quando um limite foi ultrapassado. Ajuda a diferenciar amor de controle. Pertencimento de submissão. Carinho de dependência emocional. Porque o mundo passa mensagens o tempo inteiro. Diz quem ela deveria ser. Como deveria agir. O que deveria aceitar. O que deveria esconder. Mas existe uma força enorme numa criança que aprende cedo a confiar na própria percepção. Que aprende que suas emoções têm valor. Que aprende que dizer "não" não a torna egoísta. Que aprende que pedir ajuda não a torna fraca. Talvez por isso eu ache que uma das maiores heranças que podemos deixar para um filho não seja autoestima. É identidade. Porque autoestima oscila. Mas identidade sustenta. Quando alguém sabe quem é... fica mais difícil aceitar relações que exigem que ela deixe de ser quem é. E isso vale para amizades. Relacionamentos amorosos. Ambientes de trabalho. E para a vida inteira. No fim, nossos filhos não vão passar os próximos cinquenta anos ouvindo a nossa voz. Mas vão passar os próximos cinquenta anos ouvindo a voz que ajudamos a construir dentro deles. E essa voz pode passar a vida dizendo: "você precisa agradar para ser amado." Ou: "você já tem valor mesmo quando não está agradando ninguém." #ParentalidadeConsciente #EducacaoEmocional #CriancaInterior #DesenvolvimentoInfantil #terapiadeboteco

Lucas Chinarelli • Maternidade
Lucas Chinarelli • Maternidade
Open In TikTok:
Region: BR
Wednesday 24 June 2026 23:30:14 GMT
247261
23743
397
4598

Music

Download

Comments

eduarda.maria2
Maria Eduarda P. :
Caracaaaa, foi muito bom ouvir isso! Meu bebê tem 3 anos e não conseguimos deixar ele no quarto dele ainda não sentimos segurança ele é um bebê que precisa de nós! Que se a gente for pecar que seja pelo excesso e não pela falta!❤️
2026-06-26 01:28:18
341
heudnhegejogoa
bjujhgjtvretdtu7ij :
nossa, simmmmm !!! Ouvi da professora da minha filha que eu nao deixo ela crescer por não desmamar ela e ela acabou de fazer um ano... a oms indica pelo menos até os 2 anos e se tudo der certo minha filha vai chegar lá simm
2026-06-24 23:56:36
201
kakalizando
É a Kaká :
fiz cama compartilhada até os 4 meses, mas não aguentei mais essa romantização é péssima a longo prazo, prefiro agora que ele dorme no berço sozinho e eu descanso a noite pra ficar grudada com ele o dia inteiro de bom humor doq dormir mal com ele na minha cama e passar o dia mal humorada e cansada. autonomia do sono é qualidade de vida
2026-06-26 12:47:57
50
miriansilvadm
MírianSilvaa :
Que lindo isso! Sigo com meu filho na cama comigo e meu marido, já vai fazer 7anos e não imaginamos ele lá no quartinho dele. Aqui para nós três é incrível! ❤️
2026-06-25 15:48:45
174
nayraalencarr
Nayra Alencar :
criei minha primeira filha fazendo cama compartilhada, dando colo quando pedia, tirei a fralda no tempo dela ....e hj ela tem 20 anos e é totalmente independente, e é um adulto incrível tem uma cabeça maravilhosa.....desde os 17 anos se vira sozinha.
2026-06-25 15:53:15
132
carolinamoraes038
Carolina Moraes :
Eu fiz cama compartilhada com minha mãe e pai até os 6. Até hoje tenho medo de dormir sozinha 🫠
2026-06-26 14:33:16
62
fran62156
FRAN :
Eu amo dormir com meu filho. 🥰o mundo q se dane.
2026-06-26 13:24:04
72
acamilaari
✨Camila :
Esses dias comentei em uma publicação que meus filhos dormiam na minha cama (10 e 6anos), porém eles dormem tranquilo sozinhos quando e necessário, nunca vi como problema! Mais uma psicóloga me desceu a lenha, e gente eu me senti tão mal! Fiquei pensando, eles não são dependentes, fazem muitas coisas sozinhos mas quando querem dormir comigo eu deixo, e me pareceu que isso soou como pecado capital 🥺
2026-06-25 12:36:15
49
eugiovannna
Gi :
eu quando espalho desinformação só pra criar mais julgamento em cima de mães que já são julgadas o suficiente… Autonomia do sono está longe de ser abandono, normalmente cama compartilhada é mais sobre a dependência emocional dos pais que uma necessidade real da criança
2026-06-26 18:37:15
14
francieller_
Francielle Rodrigues :
meu filho tem 1 ano e 2 meses, 13kg e eu AMO fazer ele dormir no colo. Pesa? muito! acaba com as minhas costas? sempre! Mas ele não terá 1 ano pra sempre e não vai querer meu colo pra sempre, então eu aproveito toda noite que eu posso!
2026-06-25 13:31:35
38
a_nakarl
a_nakarl :
muito necessário , meu bb tem um mês e tudo q mais escuto q estou mimando ele e isso estava me deixando cm culpa
2026-06-25 17:09:35
17
priscilamsmarcon
priscila.marcon :
Deus me livre! Eu amo as minhas bem grudadas em mim. Dormindo na minha cama, bem abraçadas… sentindo que todo amor do mundo está ali! E nenhuma é mimada, ou insegura, ou grudenta! Ao contrário, são seguras e independentes!
2026-06-26 03:01:29
11
erika.david25
Erika David :
Concordo tenho 3 filhos e sempre dei colo, peito e dormir na cama comigo, hj já são adultos e muito bem criados todos são formados trabalham são responsáveis 🙏🙏
2026-06-25 10:36:02
19
hosana.victoria
Hosana :
Simm apenas Simm!! Esses dias apareceu na minha foryou o vídeo de uma influenciadora bem famosa até aqui, e ela tava mostrando a rotina de sono do bebê dela de 15 dias e mostrando como fazia ele dormir sozinho, no quarto dele sozinho, eu fiquei tão impressionada com aquilo sabe? porquê um bebê recém nascido que nem sabe o próprio nome ainda precisa ter uma "rotina" precisa aprender a dormir sozinho em um quarto escuro, precisa não ter dependência na mãe. A verdade é que as pessoas até amam seus filhos mas não gostam de crianças, não gostam de ser responsáveis por alguém
2026-06-25 22:53:43
11
juliana.dias5723
Ju Araújo :
Eu penso exatamente assim! Não tenho pressa nenhuma por aqui!
2026-06-25 01:01:47
30
brunalves6
Bruna ✨ :
Fui uma criança que saiu tarde da mamadeira, e também até os 9 anos ia pra cama dos meus pais os dias que tinha pesadelos, quando não conseguia dormir, meus pais nunca me repreenderam, sempre fui muito bem acolhida, e tudo no meu tempo... as mudanças no meu tempo, lembro q já estava ficando grandinha, minha mãe chegou em mim e disse que as vezes eu poderia conseguir dormir ou me aliviar do pesadelos assistindo desenho na tv, as vezes pro sono vir, mas se acaso não desse certo poderia ir até eles... o pesadelo veio, fui uma vez assisti desenho, dormi... acordei no quarto, e por assim foi por alguns dias/ não tinha muita noção de tempo, até q aprendi a dormir sozinha, a como lidar com os pesadelos... a mamadeira a mesma coisa, acordava era uma mamadeira, até q um dia veio o copinho, e eu fui entendendo, mas sempre que ia pra mamadeira não era repreendida, sempre que precisei eles estavam lá, agradeço aos meus Pais por toda a paciência ❤️
2026-06-25 16:04:28
12
ana.queiroz1986
Ká :
Só aproveitem, essa fase passa tão rápido!🥺🥰
2026-06-25 11:56:09
5
jh.brum0
Jéh Brum :
Concordo. Meu filho de 14 anos ainda dorme comigo (sou separada). Ele sempre se sentiu bem, sempre se sentiu seguro ao meu lado..Nunca disse à ele que ele estava grande, que não é mais criança. Sempre protegi, mostro preocupação com ele, com a segurança dele em todos os âmbitos da vida. Mesmo ele sendo protegido, tendo uma mãe muito presente na vida dele, eu nunca superprotegi demais e ele mesmo, às vezes quando demonstrou excesso de preocupação, vem e me diz: "Mãe, calma...eu sei me cuidar😂 Eu sou esperto, sei me virar." Então eu vejo muuto isso nele, tem a proteção da mãe, o colo da mãe, mas ele tem essa iniciativa de ser independente.
2026-06-25 12:05:08
14
pamelainacioo7
Pâmela Inácio :
Estou criando minha filha assim, ela SEMPRE me tem disponível, com amor, colo, minha cama sempre tem espaço para ela, respeito o tempo e escolha dela, mesmo com somente dois aninhos, eu a respeito, para ser respeitada! ❤️‍🩹
2026-06-25 11:40:56
5
aline.fernanda197
Aline Fernanda :
Meu filho graças ao bom Deus foi chamado de Mimado, pois a família toda pega,beija, abraça. Ele não pode chorar que já tem alguém de plantão para pegar ele. Alguém avisa que isso não é ser MiMado e SIM AMADO.🥰
2026-06-25 11:09:00
6
amariasxavier
Amarias Xavier🦋 :
eu penso assim tbm,vou ter pressa pra que?a vida passa tão rápido e eles crescem e aprende as coisas com muita facilidade,aos poucos meu filho tá se tornando cada vez mais independente e eu já estou sentindo falta,mais tá vindo outro e vou continuar criando da msm forma,sem pressa nenhuma
2026-06-25 12:16:26
10
cacaufiit
Carol Parreira :
eu sou uma mae muito carinhosa, mas tb ensino aos meus filhos limites, respeito e hora e lugar. eles também aprendem a ser organizados e a cumprir o que lhe é de obrigação. a vida é feita de equilíbrio. a mae cheira, abraça, enche de beijos e mimos, mas tb educa. eles precisam crescer e serem responsáveis e funcionais. uma coisa jamais deve excluir a outra!
2026-06-25 11:52:48
5
docerotina.shop
Doce Rotina :
tirei um lado da grade do berço pra meu filho de 1a8m dormir colado na nossa cama, e de noite ele ainda pula pra dormir agarradinho comigo ou com o papai. ele não atrapalha em nada, nós amamos. logo cresce e não vai querer saber de nós, afinal nem nós adultos gostamos de dormir sozinhos
2026-06-26 11:59:43
5
juovieira
Juh de Oliveira :
Eu vendo esse vídeo com meu amor grudado em mim 🥰🥺
2026-06-26 01:01:09
4
gabriellaqmacedo
Gabriella Macedo :
eu tive que amadurecer cedo, e minha filha terá o lugar mais seguro do mundo em mim 🥺
2026-06-25 17:55:48
2
To see more videos from user @eraumavezumpapai, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About