@gama18k: no Web Summit Rio, conversei com Fábio Akita, desenvolvedor a 40 anos e dono do blog Akita on Rails, sobre uma das discussões mais importantes para quem está entrando em tecnologia hoje: como usar inteligência artificial sem terceirizar o próprio pensamento? a pergunta era sobre carreira, programação e aprendizado. afinal, com ferramentas de IA cada vez mais presentes no dia a dia de quem desenvolve, existe uma linha muito fina entre usar a tecnologia como apoio e deixar que ela tome decisões por você. Akita trouxe uma analogia direta: usar IA para resolver algo simples pode ser como “esquentar um miojo” para matar a fome. funciona para o imediato. mas quem quer virar chefe de cozinha deve aprender a cozinhar de verdade. para ele, o ponto central não é apenas pedir respostas prontas, mas desenvolver curiosidade técnica, entender fundamentos, investigar como as coisas funcionam e manter senso crítico. porque resolver um problema localmente pode ser fácil. o desafio real é criar soluções escaláveis, seguras, eficientes e capazes de atender milhares ou milhões de pessoas. pra mim o maior destaque da conversa foi: a IA reflete quem você é. quanto melhor for o seu repertório, melhor será o resultado que ela vai te devolver. quanto mais raso for o seu conhecimento, mais rápido ela pode amplificar os seus erros. aquele famoso "garbage in, garbage out". #fabioakita #inteligenciaartificial #websummitrio #programacao

Eduarda Gama
Eduarda Gama
Open In TikTok:
Region: BR
Wednesday 24 June 2026 20:07:38 GMT
7652
589
9
14

Music

Download

Comments

moisesalvves
moisesalvves :
Ótima pergunta!!! parabéns
2026-06-25 14:41:22
2
rolusp
Ismael :
Ótima pergunta
2026-06-25 19:25:44
1
tzero8
Tzero8 - TI / Em movimento! :
Fabio Akita! Brabo demais!
2026-06-25 19:06:48
1
amante_da_lua7
amante da lu@⁷ :
eu comecei minha faculdade esse ano no formato EAD pela anhanguera, fiquei com receio com todos esses conteúdos, toda esses videos desanimam muito mas eu comecei por simplesmente vontade de entender como CARALHOS isso funciona kkkkkkkkkkkk eu sei que vou estudar pelo resto da vida, eu sei que a automação com AI vem com força mas quando você acha as pessoas certas com os conteúdos certos você entende que a BASE é tudo, numa era de vibe coding o cara que sabe como fazer e entende que AI é só uma ferramenta você chega longe e eu espero chegar longe e não ser "O MELHOR" simplesmente ser bom no que me proponho e me divertir no processo que eu sei que não é fácil
2026-06-25 20:27:05
1
anna_byte
anna_byte :
mestres! que vídeo bom ✨
2026-06-24 20:13:46
1
canilbejuluida
Anderson ONG :
Akita, gênio, mas tivemos gênios, quando criaram a linha discada, infelizmente acabou está era .. uma pena
2026-06-26 01:02:36
0
tiagorafael56
Tiago Rafael :
O Akita tem esse jeitão de bravo 😅,as é o único criador de conteúdo de TI que vale a pena assistir no Brasil.
2026-06-25 14:43:19
0
To see more videos from user @gama18k, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About