@carlaandresabm: Um cadeirante ou um acamado NÃO precisa ficar em pé para ser desengasgado 🚨 Essa é uma das dúvidas que mais surgem nos meus treinamentos. Muitas pessoas acreditam que, para realizar a manobra de desengasgo, é obrigatório colocar a vítima em pé. E isso não é verdade. Quando a pessoa está sentada, é cadeirante ou está acamada, a técnica pode ser adaptada sem perder a eficácia. Em casos de engasgo em cadeirantes ou pessoas acamadas: Acione imediatamente o 193 ou 192 🆘 🚩 Incline a vítima para frente e realize 5 golpes firmes entre as escápulas. 🚩 Se não houver desobstrução, faça compressões abdominais (manobra de Heimlich) com a vítima ainda sentada. 🚩 Utilize o encosto da cadeira ou a própria posição da vítima como apoio durante a manobra. 🚩 Se a pessoa estiver acamada, sente-a na cama e posicione-se atrás dela para realizar os 5 golpes e as compressões abdominais. 🚩 Continue alternando as manobras até o desengasgo ou até a chegada do socorro. Se a vítima perder a consciência, coloque-a em uma superfície rígida, se possível, e inicie imediatamente a RCP ⚠️ Saber adaptar a manobra é tão importante quanto conhecê-la. Em uma emergência, agir rapidamente pode fazer toda a diferença. Porque na emergência… não dá tempo de aprender 🚨 COMPARTILHE DICAS QUE SALVAM 🙏🏻 #primeirossocorros #engasgo #cadeirante #acamado #dicasquesalvam
carlaandresabm
Region: BR
Thursday 25 June 2026 22:13:20 GMT
Music
Download
Comments
luizpaulodias87 :
tem tanta coisa ruim que aparece na TV
porque não abrir um programa com primeiros socorros.
seria um avanço muito grande no treinamento para salvar vidas.
2026-06-25 23:11:03
2
Bombeiro Ferreira :
como sempre admirável!!! parabéns
2026-06-25 23:10:33
1
luizpaulodias87 :
Parabéns, suas explicações são ótimas👏👏
2026-06-25 23:11:38
1
bravo 05 Cintia Rodrigues :
🥰🥰
2026-06-26 16:36:20
0
To see more videos from user @carlaandresabm, please go to the Tikwm
homepage.