@psicanalisando.comvjr: “Narcisistas são demônios?” Essa é uma das perguntas que mais recebo. E a minha resposta costuma decepcionar quem procura uma explicação simples para um problema complexo. Não, eu não acredito que o narcisismo seja um demônio. Acredito que, em muitos casos, seja algo muito mais difícil de enfrentar. Um demônio, segundo a fé cristã, pode ser expulso. Uma personalidade não. Ela é construída ao longo de anos, moldada pelas primeiras relações da infância, pela forma como a pessoa aprendeu a lidar com o afeto, a vergonha, a rejeição e o poder. É exatamente isso que a psicanálise estuda. Como cristão, eu acredito na existência do mundo espiritual. A Bíblia deixa claro que existe uma batalha espiritual e que o pecado faz parte da condição humana. Mas a própria Bíblia também afirma que cada pessoa responderá pelos seus atos. Em nenhum momento ela elimina a responsabilidade humana atribuindo todo comportamento destrutivo a uma ação demoníaca. Esse é um erro que, infelizmente, se tornou comum: chamar de demônio aquilo que, muitas vezes, é uma personalidade profundamente adoecida e um coração que nunca aceitou ser confrontado. O narcisista mente, manipula, controla, humilha e, muitas vezes, faz tudo isso sem demonstrar culpa. A psicanálise explica esse funcionamento pela estrutura da personalidade. A teologia lembra que o orgulho é um dos pecados mais antigos da humanidade. Perceba que uma coisa não exclui a outra. A psicologia explica como a personalidade funciona. A Bíblia explica por que o coração humano é capaz de produzir tanta destruição quando coloca o próprio ego no lugar que pertence somente a Deus. Talvez o maior perigo seja passar anos tentando expulsar um demônio enquanto ignora uma personalidade que nunca reconheceu o próprio problema, nunca se arrependeu e nunca quis mudar. Nem tudo é espiritual. Nem tudo é psicológico. O ser humano é mais complexo do que os extremos conseguem admitir. E só começamos a compreender essa complexidade quando deixamos de procurar respostas fáceis para perguntas difíceis. Se você quer estudar psicanálise comigo ou iniciar um processo terapêutico, me chame no WhatsApp. 📱 (19) 99313-7819
Vieira Junior
Region: BR
Friday 26 June 2026 16:36:02 GMT
Music
Download
Comments
Lidi Occhi :
E como você fala que não é espiritual??? você pode ter certeza que é espiritual
2026-06-27 10:42:18
5
Lucianaaraujo :
11 anos de inferno,há pouco tempo fui descobrir
2026-06-27 03:04:45
5
leiacenna :
Fiz isso ! E hoje eu tenho paz …
2026-06-26 16:48:01
8
noemia_pi :
Eu tenho 4 anos que descobri.que a minha mãe e narsicista.
2026-06-27 12:35:18
4
mno.produtora :
Belas palavras, conselhos sábios. Foram 5 anos de sofrimento, tô a 8 meses em processo de cura, cada vez melhor e mais forte, a felicidade vem vindo aos poucos.
2026-06-27 05:12:09
4
Elielton Rosa :
Tudo é Espiritual, esta tudo interligado, estamos aqui para evoluirmos.
2026-06-27 14:56:54
3
alencar :
foram 6 anos de agonia e só descobri o tipo de pessoa que ela é depois da separação
2026-06-27 00:13:41
3
Betty Borges :
Abandonei e encontrei a paz
2026-06-27 02:08:16
1
shirley Nicolato :
Fiz isso com a ajuda do Espírito Santo 🙏
2026-06-26 17:29:55
1
Nina :
Amém 🙏
2026-06-27 18:39:31
0
Maria Freiberger :
faZ sentido
2026-06-27 20:21:19
0
Rose.S.S :
Com a graça de Deus estou livre🙌
2026-06-27 10:33:34
0
Cleide :
muito triste 😔
2026-06-27 14:54:03
0
Toda Diva :
sabias palavras
2026-06-27 13:48:58
0
@MariCuidadoraSincera :
bom dia VERDADE parabéns VERDADE
2026-06-27 10:51:08
0
Lurdnha :
Hj eu tenho paz
2026-06-27 02:31:21
0
Leci Rodríguez leci Borbujo :
obrigaduirmaudaisprigasau
2026-06-27 03:55:41
0
Robson Freitas :
VC ESTÁ DE PARABÉNS SIMPLESMENTE PARABÉNS!
2026-06-26 20:15:23
0
ANGELA V :
Sim, porém Deus dá a ordem de amar o próximo ainda que não gostemos desse próximo. O amar não é opcional como o gostar
2026-06-27 23:17:51
0
graça :
corre sem olha pra trás
2026-06-26 22:23:41
1
@ francassiano :
Eu acho que é espiritual pq a minha mãe da a entender isso.Oro por ela🙏
2026-06-27 00:46:55
0
Leidy Siqueira :
uai então Jesus não faz todos os milagres da terra ? pra Deus nada e impossível ,não concordo com vc .
2026-06-26 16:48:13
6
Tik Tok Shop Vitrine Valéria . :
Verdade realmente assim 😊Então se vc se vê perto de um Narcisista saia de perto pro seu próprio bem .
2026-06-26 18:36:41
5
Rodrigo :
acabou de dizer que n e espiritual e depois falo que lúcifer foi narcisista kkk
2026-06-27 03:56:04
1
jamesamor07 :
é a melhor coisa que fiz me livrei de uma narcisista
2026-06-27 01:44:38
1
To see more videos from user @psicanalisando.comvjr, please go to the Tikwm
homepage.