@janainabastosadvocacia: Funcionário bate o ponto, sai para o intervalo e sofre um acidente. A empresa paga por isso ou não? Isso pode, sim, ser considerado um acidente de trabalho. Para fins previdenciários, o artigo 21 da Lei 8.213 traz a previsão de que isso faz parte da jornada de trabalho. Então, se o funcionário saiu para almoçar e teve algum tipo de acidente de trajeto ou qualquer outro acidente, isso pode ser enquadrado como acidente de trabalho, e tem que abrir CAT. Agora, isso não significa dizer que todo acidente de trânsito ou todo acidente ocorrido no horário de intervalo venha a se caracterizar como acidente de trabalho. Isso porque, se o funcionário aproveitou aquele momento para resolver outras coisas, saiu para visitar um amigo ou fez atividades diversas, isso descaracteriza o acidente. E você sabe muito bem que a consequência da caracterização de um acidente de trabalho é uma estabilidade de 12 meses para o funcionário. Então, como esses casos são delicados, eu oriento você a procurar ajuda para avaliar o que fazer nesse momento. #AprendaNoTikTok
Janaina Bastos ⚖️ OAB/BA 21.82
Region: BR
Saturday 27 June 2026 20:30:20 GMT
Music
Download
Comments
Bianca Oleski :
Doutora vc está lindíssima
2026-06-27 21:47:58
14
guisono2 :
Sofri acidente de trabalhão, e fui demitido, oq devo fazer??
2026-06-27 22:07:11
7
Bíblia com a Mi :
Só eu curto demais esse bordão da doutora? 😁
2026-06-27 21:01:01
4
pedropereira300 :
como faço pra sai do meu trabalho sem perde meus direitos
2026-06-28 00:16:13
1
janesilva2496 :
aconteceu comigo dia 26/06 e abri o cat. 03 dias de atestado.
2026-06-27 21:14:12
5
Jesus De Espanha :
O Art. 21, § 1º da Lei 8.213/91 é claro: o intervalo é considerado exercício do trabalho para fins de acidente. O relógio de ponto não anula o nexo causal nem o risco do ambiente. Se está à disposição e no espaço da empresa, é sim acidente de trabalho. Acho que aqui o verdadeiro assunto é: a empresa abriria a CAT para esse acidente acontecido Dra🤔?
2026-06-27 23:53:50
3
Flávia santos :
e se for indo para o trabalho ou no fim do expediente?
2026-06-27 23:51:44
1
Alexsandro Souza :
a empresa pode obrigar a pegar uma liberação para sair da empresa no horário de intervalo?
2026-06-27 23:02:46
0
Medeirosuc :
so uma dúvida, o funcionário tem que bater o ponto quando entra ou so depois que se troca e vesti o fardamento??
2026-06-27 20:36:09
0
Marcos Lopes :
Até indo embora pra casa se algo desse tipo acontecer,a empresa tem q arcar ,chama-se acidente de percurso
2026-06-28 00:21:13
0
Alex Araújo :
eu trabalho numa cidade de Andradina sou motorista de Rodotrem e no percurso do busão não passa facial quando vai passar lá na base eles não quer que passa quer que passa na roça
2026-06-28 00:42:21
0
Ana Paula :
me acidentei ao sair do trabalho e fiquei 7 meses no INSS em qual me caracterizo
2026-06-28 00:12:44
0
DecoSanttos87 :
Né kkkk
2026-06-27 23:35:39
0
antonio_marcos CE :
mas por isso ele nao querem agente saio para almoçar fora
2026-06-27 23:46:20
0
bruno²³ :
tem q mudar isso
2026-06-28 00:05:32
0
José Carvalho :
meio complicado! como a empresa vai provar de fato pra onde ele iria?
2026-06-28 00:51:13
0
sandro almeida :
quero mais dicas de outras coisas tipo vale transporte quem tem direito
2026-06-27 23:13:36
0
Thiago Fagundes :
Top top top…
2026-06-27 20:35:01
0
ale :
ou seja, não dá em nada!
2026-06-27 23:29:26
0
RENATA :
Você é ótima 👏👏
2026-06-27 22:31:08
0
Pedro Henrique :
paga ué porque ainda ele está na empresa
2026-06-28 01:34:19
0
Thais Oliveira :
ja me aconteceu
2026-06-27 23:32:03
0
user65675460859417 :
e quando ele ta indo trabalhar?
2026-06-27 23:04:48
0
Natinha :
Acho muito injusto.
2026-06-27 22:42:48
0
Pedro Frasson :
Boa noite ! Faço curso de direito, e o Professor de direito trabalhista explicou na aula se o colaborador tiver batido o ponto para ir embora pra casa, e estiver com o uniforme da empresa se considera acidente de trabalho também ( acidente por equiparação).
2026-06-27 21:50:31
0
To see more videos from user @janainabastosadvocacia, please go to the Tikwm
homepage.