@philosophical_lea: Uma reflexão inspirada no pensamento de Albert Camus sobre moral, medo e responsabilidade. Quando o bem nasce do temor da punição, ele deixa de ser escolha e se torna obediência. Camus questiona uma ética baseada em recompensas e propõe algo mais radical: agir corretamente mesmo diante do silêncio do universo, sem garantias, sem promessas, apenas com lucidez e responsabilidade. #AlbertCamus #Filosofia #PensamentoCrítico #Ética #Existencialismo

philosophical_learning
philosophical_learning
Open In TikTok:
Region: BR
Monday 12 January 2026 14:13:17 GMT
40975
4312
30
359

Music

Download

Comments

araujowelkes
Realista :
Não existe céu e nem inferno, estamos aqui só para morrer.
2026-01-16 01:27:06
44
vsoppier
Soppier🇻🇦 :
Se o bom não fosse recompensado e o mau não fosse punido, a moral não faria sentido (e nem o conceito de justiça). Deus é sumamente justo, logo, Ele sempre recompensará os justos.
2026-01-31 23:29:12
5
gabriel987o01
Gabriel987o01 🇻🇦 :
eu faço o bem por amor a quem me criou e gratidão e o mal que faço é um gesto de ódio e ingratidão
2026-06-09 18:29:01
0
literaturaeteologia2025
Geovane Soares :
só é possível fazer o bem com a graça de Deus. somente uma pessoa cheia da graça de Deus vai o amar lo e obedecer
2026-01-31 10:46:42
0
omnilancelot
Lancelot :
Tbm tem a diferença de vc ser verdadeiramente bom ou ser apenas inofensivo. E a diferença é bem grande
2026-01-12 19:55:27
0
lkcodm2
𝖁𝖊𝖎𝖑𝖈𝖍𝖊𝖓 ⚛︎ :
aí vc tem um ponto 💭
2026-01-12 16:52:16
4
tioturbgk
artur :
bondade é genuína
2026-01-14 06:11:28
1
anonimo31513
anonimo31513 :
literalmente Charlie's inferno
2026-05-27 05:36:58
0
carlos.souza0324
Carlos Souza :
verdade
2026-01-21 01:42:19
1
arthurxx_ztr
silvaxx_ztr :
caramba
2026-04-03 02:17:23
0
nairu.kiwa
Nairu Kiwa :
exatamente!
2026-04-05 22:04:26
0
user904110004
marco :
de qual livro é essa citação?
2026-03-09 18:07:35
0
jacksonlopes0160
Lobão Jackson :
eu faço o bem por que sim
2026-06-08 01:32:37
0
saifora173
𝐜𝐡𝐚𝐩𝐦𝐚𝐧 ツ :
@Gumball Watterson†🎟️
2026-04-08 03:04:42
0
_joaopedroofc_
João Pedro :
Isso é mais uma frase de efeito, que quer passar uma mensagem profunda, mas se você analisar até o fim vai ver que não faz sentido. Pege-mos por o exemplo de um casamento: se um marido não trai ou faz coisas que desagrada a sua esposa por não querer que seu relacionamento seja prejudicado, ele torna-se um mal marido? Não, pelo contrário. O que nos define é os nossos atos, não os nosso pensamentos ou o que queremos fazer. Alguém que está evitando o medo ainda está no caminho do bem. Não é falso, é incompleto,. E incompleto não é o mesmo que mal. E até Santo Agostinho já falava algo parecido que o homem evita o mal por medo, mas amadurece até amar o medo.
2026-02-20 18:27:56
1
adrianasouza306
Adriana souza :
estou vivendo melhor depois que me desvinculei do cristianismo, para min isto nao existe mais. me libertei !! estou na fisica quantica , e vou mudar minha vida .
2026-02-06 11:25:34
1
To see more videos from user @philosophical_lea, please go to the Tikwm homepage.

Other Videos


About